domingo, 29 de março de 2009

Plano de aula - Introdução aos estudos históricos.

Plano de aula para ser feito no 1º dia de aula com os alunos da 6ª série. Sendo uma forma tanto de apresentação da disciplina p/ a turma, qto uma preparação para o início dos conteúdos que serão vistos no decorrer do ano.


Série: 6ª série.
Tempo: 02 aulas (1h40min).

Obtjetivos:
  • Fazer levantamento do conhecimento do aluno acerca da História e do papel do historiador;
  • Introduzir o aluno aos estudos históricos;
  • Mostrar ao aluno que todos fazemos a História.

Conteúdo:
  • Introdução aos estudos históricos.
  • O que estuda a história;
  • O papel do historiador;
  • Fontes históricas.

Metodologia:
  1. Inicialmente fazer minha apresentação para a turma. Depois, com uma dinâmica, os alunos se apresentarão para mim. A dinâmica a ser utilizada será dividir a turma em duplas, essas duplas se apresentarão entre si e depois um componente da dupla apresentará o outro p/ mim e p/ o restante da sala.
  2. Num segundo momento fazer uma sondagem com os alunos, pedindo para que falem o que entendem por História, o que ela estuda, como é feita a história. O que eles acham qual o papel do historiador e como o historiador estuda a história, a partir de quê.
  3. Num terceiro momento, tendo como base essa sondagem, fazer um exercício em sala de como se poderia estudar a história do próprio aluno e a partir disso poder trabalhar o Estudo da História. O exercício será fazer um desenho, representando a vida deles (que pode ser do dia que eles nasceram até o momento atual ou o dia-a-dia deles). Depois dos desenhos feitos explicar que eles fizeram uma linha do tempo, colocando nela os fatos que eles consideraram mais importantes. Com os desenhos mostrar ao aluno que a história é feito por todos nós, que somos agentes da história. Também,com isso, já se pode entrar no assunto da cronologia, calendário, contagem de tempo, etc. Mas isso já fica p/ uma próxima aula.

Recursos:
  • Quadro branco, pincel, papel ofício, lápis de cor (canetinha ou giz de cera).

Avaliação:
  • A avaliação será positiva se ao final da aula o aluno compreender o papel do historiador e da História. Quais os materiais que o historiador utiliza p/ entender a história. Que todos somos e fazemos a História. E que a história é bem mais próxima da gente do que se imagina.

Auto-avaliação:
  • A aula foi bem produtiva, os alunos tinham excelente conhecimento sobre a História. Os desenhos feitos podem ser visualizados aqui.

Linha Do Tempo 6A

2 comentários:

  1. Adorei este plano, bem interessante e prático para fazer em sala de aula.

    ResponderExcluir
  2. Ajudou muito, tenho dificuldade de ensinar essa parte do conteúdo...

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails