sexta-feira, 10 de abril de 2009

Plano de Aula - O Trabalho do Historiador: uso das fontes.

Plano de aula para ser feito com os alunos da 6ª série, após a aula sobre linha do tempo. O material utilizado é o livro de História do Projeto Arariba da Editora Moderna.

Série: 6ª série.
Duração: 02 aulas (1h40min).

Obtjetivos:
  • Analisar diferentes tipos de fontes históricas;
  • Destacar a importância da relação presente/passado para o estudo da História;
  • Diferenciar os acontecimentos de curta, média e longa duração;
  • Fazer a contagem dos séculos.

Conteúdo:

  • O trabalho do historiador;
  • O tempo e a História.

Dentro desse conteúdo os assuntos que serão abordados são:
  • O trabalho do historiador;
  • Fontes históricas (o que são);
  • Fato e Interpretação ( diferença);
  • Ciências que auxiliam a História;
  • Unidades de medida do tempo: hora, dia, mês, ano, século, etc.
  • Instrumentos de medição de tempo: relógio e calendário (explicar q cada povo tem sua forma de marcar o tempo e q cada tem um calendário diferente; falar do nosso calendário - Gregoriano);
  • Duração dos eventos históricos: Curta, Média ou Longa duração;
  • Contagem do século: como fazer;
  • Divisão da História: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea.

Metodologia:
  1. A aula será iniciada com a "frase do dia", geralmente uma frse de motivação.
  2. Em seguida, pedir aos alunos que me lembrem o que foi visto na aula passadae ir anotando no quadro as informações. Então fazer a ligação do assunto passado (q foi a linha do tempo) e o assunto que será visto nesta aula. Assim os alunos poderão compreender que todos os assuntos estão ligados, um depende do outro para ser compreendido.
  3. A aula será no método expositivo dialogado.
  4. Após a exposição será feito uma atividade para fixação do conteúdo. Essa atividade foi tirada do Manual do Professor do livro de história do Projet Araribá (Ed. Moderna).

Recursos:
  • Quadro branco, pincel, voz e exercícios fotocopiados.

Avaliação:
  • A avaliação será feita durante toda a aula, sendo observados participação, interesse do aluno e realização da atividade proposta.
Abaixo você poderá visualizar a atividade aplicada em sala de aula.

atividade_intEstuHistoricos
Fonte: Projeto Araribá - Ed Moderna (5ª série/ 6º ano).



Obs:
Você pode, se tiver tempo, fazer uma correção coletiva, lendo todo o exercício junto com eles, logo pq como são alunos da 6ª série, ainda não estão acostumados a fazer análise de textos e o exercício tem muito disso.


Auto-avaliação:
  • Dou aula em 02 turmas de 6ª série, a aula foi mais proveitosa na turma que se interessou mais pelo conteúdo. O resultado foi muito positivo.

7 comentários:

  1. Fantastico! era o que realmente procurava.

    para a minha 1ª aula de história, muito obrigada!
    fiquei encantada.

    ResponderExcluir
  2. Janaina, valeu, muito bom seu plano, simples e com a atividade. Me ajudou muito, obrigada!!

    ResponderExcluir
  3. Começo a dar aula de história daqui a uma semana...E como é natural, estou muito ansiosa e não sabia de que maneira poderia começar para motivar os alunos...Seu blog tem muitas informações importantes para o professor poder ilustrar melhor o conteúdo. Passarei bastante por aqui! Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Sou pesquisadora assídua do seu Blog, adorei a aula de História, sobre a linha do tempo.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Começo na carreira docente na próxima semana, seu Blog é 10! Parabéns!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails