quinta-feira, 30 de julho de 2009

Resumo: Paleolítico e Neolítico.

Abaixo segue resumo da aula aplicada na turma de 6ª ano (5ª série) junto com alguns exercícios. O texto é bem simples, mas o intuíto é fazer com que a partir da leitura desse resumo, o aluno possa relembrar o que foi visto em sala de aula e fixar melhor as idéias.


A Vida Humana no Paleolítico.

Paleolítico: pedra lascada (ou pedra antiga). Vai do aparecimento dos primeiros seres humanos até o início do desenvolvimento da agricultura.
Duração: +/- 2.000.000 anos.
Do que viviam: caça, pesca, coleta de frutos silvestres.
Habitação/moradia: Savanas, moradias simples, cavernas, céu aberto.
O que caçavam: mamutes, bisões e outros animais.
Relação com o meio: subsistência, nomadismo (nômades).
Ferramentas:
  • Tipos: facas, raspadores, pontas de lança e flechas, agulhas, arpões.
  • Material: pedra, madeira e ossos.
Domínio do Fogo:
  • Importância: afugentar animais, iluminar caminhos e moradias à noite, cozinhar, aquecer.
Pinturas Rupestres: pinturas nas cavernas.

Obs: Não domesticavam animais e não praticavam a agricultura.





Neolítico.

Pedra polida (enxada, foices, pilões, machados).
Revolução agrícola: Turquia e Crescente Fértil.
Primeiras plantas cultivadas foram os cereais.
  • Trigo: Oriente Médio, África, Índia e China.
  • Arroz: Índia e China.
  • Milho: América.
Sedentarismo.
Armazenamento de alimentos.
Domesticação de animais: cachorro, cabra, cavalo, boi, ovelha.
Organização social: formação de aldeias próximas aos rios.
Especialização do trabalho: artesãos (tecido, cerâmicas, cestos, armas).




Exercícios.

1 - Leia o texto e em seguida assinale V (para as afirmações verdadeiras) e F (para as falsas):
No Período Paleolítico da história humana, existiram grandes características que já nos diferenciavam de outros primatas, pois há quase dois milhões de anos os hominídeos foram se adaptando e iniciando algumas transformações na natureza.

( ) Os hominídeos só aproveitavam as formas de utilizar o fogo que os raios lançavam.
( ) Nesse período os pré- históricos já aperfeiçoavam as ferramentas.
( ) No Paleolítico existia o aperfeiçoamento e produção do fogo com as habilidades manuais.
( ) A produção e aperfeiçoamento artístico não era de interesse nesse período.
( ) As suas ferramentas não apresentavam nenhuma forma de aperfeiçoamento.


a) FVVFF
b) FFVFF
c) FVVFV
d) VVFFV


2 - Ao estudarmos o início do Período Neolítico, aprendemos que a agricultura pode ter sido uma façanha da mulher, por ficar responsável para cuidar das crianças e coletar vegetais e frutos. Já o homem ficou responsável pela arte da caça, pesca e possíveis conflitos (guerras entre tribos), atividades que impossibilitavam uma observação constante na natureza. Aproveitando esse contexto sobre o início da revolução agrícola, assinale os locais dos primeiros cultivos de plantas, e os respectivos rios dessa região.

a) Turquia e Crescente Fértil, às margens dos rios Nilo, Tigre e Eufrates.
b) Grécia e Oriente Médio, às margens do Rio Jordão Tigre e Eufrates.
c) Egito e Crescente Fértil, às margens dos rios Nilo e Tigre.
d) Turquia e Egito, às margens dos rios Ganges e Nilo.




Fonte:
Livro didático Construindo Conciências.
Autores: Leonel Itaussu de A. Mello e Luís César Amad Costa.
Editora Scipione.

44 comentários:

  1. obrigada senao fosse isto eu nao sei bem o que e que era do meu trabalho de tecnologica

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, esse site me ajudou muito com meu trabalho. Adorei a explicação.

    ResponderExcluir
  3. obg,este site ajudo d+ no meu trabalho de historia

    ResponderExcluir
  4. obrigado me ajudou muito

    ResponderExcluir
  5. VALEUUUUUUUU MUITO 10 SITE D+!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. show de bola!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. obrigado me ajudou muito!!!!

    ResponderExcluir
  8. obg muito obg site!!

    ResponderExcluir
  9. gostei muito mais nao serve pro meu trabalho tem que ser mais longo e dizer mais coisas mais de qualquer jeito obrigada.
    me procurem na escola silva e britoem salvador engomadeira.

    ass:maiane barros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maiane, como explicado no início do post, isso é apenas um resumo de uma aula aplicada em sala. Obrigada por visitar o blog.

      Excluir
  10. Oi tudo bem, eu estou no 5°semestre de história estou estagiando vou ter que fazer o plano de aula de uma série do ensino fundamntal , não sei por onde começar estou perdida me ajude por favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde pessoa anônima. Pena vc não ter se identificado p/ contato. Dê uma olhadinha (com mais carinho) no blog, pois o post mais recente é um Plano de Curso p/ fundamental II.

      Excluir
  11. Espero que me ajude na prova de historia !!

    ResponderExcluir
  12. me ajudou pra caramba obg

    ResponderExcluir
  13. caraca obg siteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!
    isso me ajudou no meu dever de casa de históriaaaaa

    ResponderExcluir
  14. gostei muito do site,pois me ajudou muito eu estava procurando resumo p/ ensinar a minha filha que vai fazer prova deste assunto.muito obrigada!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o blog pode ajudá-la. Obrigada pela visita.

      Excluir
  15. ADOREI ME AJUDOU A ESRUDAR PARA PROVA

    ResponderExcluir
  16. acho q dessa vez a chata da professora aceita o meu trabalho com essa bela explicação

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei muito,é tudo que eu aprendi em sala e eu queria saber se neste blog tem post sobre a idade dos metais.

    obg...bjoss.Gabriela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela, sobre a Idade dos Metais não tem nada ainda. Tô organizando.
      Obrigada pela visita e comentário.

      Excluir
  18. aaadddddddddoooooooorrrrrrrreeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiii pois ai esta tudo que eu precisava muitissimo obrigo esse blog é xouuu de bola bjs
    ass;crys cruz

    ResponderExcluir
  19. báh valeu se não fosse isso não iria bem na prova por não ter o caderno em dia agora eu aprendi a ter meu caderno sempre em dia para não precisar de vir a internet para procurar esse tipo de coisa!!!

    ResponderExcluir
  20. muito obrigada pelo resumo de tudo se não fosse vcs eu teria de fazer meu trabalho e não iria conceguir por não ter um conteúdo causa não poder comparecer em minha aulas !!!

    ResponderExcluir
  21. ooooooiiiiii dodolei parabens pra quem feiz me ajudol muito

    ResponderExcluir
  22. obrigada esse site me ajudou muito em um trabalho de artes!!!!!

    ResponderExcluir
  23. obrigado esse site me ajudou no trabalho de historia!!!

    ResponderExcluir
  24. OBG mim ajudou muito aeh janaina gata mim passa orkut

    ResponderExcluir
  25. o seu site me ajudou com meu trabalho de historia!!muito obrigado!

    ResponderExcluir
  26. Muito Obrigada...Me ajudo muito esse seu blog está incrivel.PARABÉNS me ajudo muito PARABÉNS MESMO......QUE DEUS TE ABENÇOE MUIO...

    ResponderExcluir
  27. Obriga,me ajudou muito no trabalho de História que a professora pediu,esse blog tá incrivel,DEUS TE ABENÇOE MUITO.

    ResponderExcluir
  28. este site me ajudou muito pra estudar para minha prova de historia muito obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Graças a deu achei esse site senão ia ficar em recupera em artes pois não iria saber como fazer as idades do paleolitico e neolitico !

    ResponderExcluir
  30. legal so que não é essa historia que eu
    precisso para o trabalho de historia ?

    ResponderExcluir
  31. este site me ajudou imenso agora ja posso fazer o meu teste de historia sem dificuldade

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails