domingo, 1 de maio de 2011

1º de maio através de imagens.


Lembro que quando fazia o ensino fundamental I (na época 1º grau), no dia 1º de maio (em tds eles) sempre fazíamos a mesma coisa: pintar um desenho relacionado ao trabalho, ou seja, preencher com cores um desenho já pronto retratando um profissional, acho que nunca colori um professor (só na data referente). Era essa a "homenagem" feita ao trabalhador no "Dia do Trabalho". No fundamental II e no médio já não fazíamos as "pinturas", na verdade não fazíamos nada, não havia nenhum tipo de discussão sobre o assunto, o por quê da data, etc. 

O interessante é que ainda hoje há profissionais da educação que ainda utilizam essa metodologia da pintura [e somente ela] ou do passar em branco. Pode-se trabalhar o 1º de maio através de imagens e desenhos sim, contudo que o assunto seja debatido antes, como forma de conscientização. 

Não sou uma expert no assunto, apenas uma curiosa que tenta várias formas de estimular o aluno para o aprendizado da História. Pensando nisso, coloco aqui duas possibilidades para serem aplicadas em sala de aula. São apenas dicas, ficando à cargo do educador sua exploração.


Trabalho com fotos:
  • A ideia é apresentar algumas fotos sobre o 1º de maio em lugares e/ou épocas distintos e pedir que os alunos façam suas observações quanto à isso. O professor pode, a partir daí, explicar sobre a data, trabalhismo, leis, manifestações, etc.
  • Ainda pode-se pedir que os alunos, em grupos, façam pesquisa sobre as manifestações trabalhistas em seu bairro, cidade, estado, etc.
  • Pode-se também utilizar apenas uma foto e pesquisar os elementos contidos nela, depois explica-se aos alunos que o documento "fala".

Exemplos: 

Imagem 1 - 1º de maio (Chicago - EUA)
Na imagem 1 (não sei o autor) vemos uma multidão sendo dispersada por poucos homens. Pela vestimenta pode-se perceber que não é da época atual. Será que os alunos percebem a mesma coisa? À priore, deixá-los fazer as observações é interessante, caso se sintam envergonhados (sabemos q isso acontece), então o professor pode fazer alguns questionamentos, para instigar a "investigação" da imagem, tais: o que estaria acontecendo? Que época seria? Etc.

Imagem 2 - 1º de maio (Portugal)
A imagem 2 mostra bem o caso do "documento que fala". Pela foto os alunos são capazes de identificar o local e o ano desse primeiro de maio. Além disso poderão pesquisar o que a faixa onde está escrito "ABAIXO A GUERRA COLONIAL. VIVA A JSN" quer dizer. Para isso pode ser utilizado a internet para a pesquisa.
A JSN era a Junta da Salavação Nacional, um grupo de militares designado para sustentar o estado Português, em abril de 1974, após o golpe de estado que derrubou o Estado Novo. (Fonte: Wikipédia)
Achei essa imagem interessante por que fala de golpe de estado, Estado Novo, além da luta dos trabalhadores. Então, esses assuntos podem ser relacionados ao Brasil. Outro questionamento que pode ser feito (pelo professor ou pelos alunos) é: o que fazia essa faixa de apoio à JSN em meio aos trabalhadores? Era uma manaifestação de apoio? Era uma manifestação dos trabalhadores realmente? Percebam que no canto direito inferior há dois militares, um deles parece portar um intrumento musical, será isso mesmo? É uma imagem bastante rica e acho que pode estimular os alunos a procurar outras imagens.

Esse trabalho com fotografia pode ser aplicado nas 8ª e 9ª séries, bem como no ensino médio.

Trabalho com história em quadrinhos:
Mais uma vez Maurício de Sousa vem ajudar nessa parte.
Abaixo compartilho uma revista (completa) da Turma da Mônica que fala sobre o trabalho.
Acho que é melhor p/ introduzir o assunto, podendo ser aplicada em qualquer série, mas deve "chamar mais atenção" nas 6ª e 7ª séries.

Turma Da Monica - Voce Sabia - N15 Dia Do Trabalho

Como já dito antes, são apenas sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails