quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Absolutismo: esquema e exercícios


Abaixo segue esquema/resumo da aula aplicada na turma de 7ª ano junto com alguns exercícios. O texto é bem simples, mas o intuito é fazer com que a partir da leitura desse esquema/resumo, o aluno possa relembrar o que foi visto em sala de aula e fixar melhor as idéias. O esquema também pode ser (e foi) utilizado para explicar o assunto em sala de aula.




ABSOLUTISMO

Concentração de todos os poderes nas mãos dos reis (ele fazia as leis, aplicava a justiça, criava e arrecadava impostos, mantinha um exército permanente, nomeava funcionários, etc).

Fatores que propiciaram o absolutismo:
Teoria do direito divino dos reis;
A expansão marítima e comercial;
Renascimento;
Reforma Protestante;

Monarquias absolutistas:
França:  Luís XIV.
Inglaterra: Henrique VII

Exercícios:
1 – O que é absolutismo?
2 – Quais os principais fatores que contribuíram para o surgimento das monarquias nacionais absolutistas?
3 – O que era a teoria do direito divino dos reis?

Para fazer download desse esquema em .doc, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails