segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Plano de Aula: África, berço da humanidade.


Compartilho aqui outro plano de aula (feito por colegas) apresentado no Curso de Extensãoem Aperfeiçoamento em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará.
Plano feito em equipe: Luziana Silva de Amorim e Patrícia Veras Rodrigues.
Abaixo é possível visualizar um resumo com os principais pontos desse plano e também a apresentação que será utilizada em sala de aula. [Todo esse material: plano de aula e apresentação para alunos, estão disponíveis para download, basta ir no Material para Download(lá embaixo, no final do post)]

ÁFRICA, BERÇO DA HUMANIDADE

PÚBICO ALVO: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
TEMA: África, berço da humanidade.

JUSTIFICATIVA DO TEMA: A proposta desta aula é discutir no primeiro momento a construção da imagem de África pelos meios de comunicação, relacionando essa mesma África, estigmatizada, com um fato histórico bastante relevante que é a origem do homem (Homo Sapiens Moderno) no continente africano.

OBJETIVO: Desconstruir os mitos apresentados sobre a África na grande mídia através de imagens; Constatar que a origem da humanidade está na África.

CONTEÚDO: As origens do ser humano.
RECURSOS: Apresentação de slides através de data-show; Mapa Mundi; Mapa do continente africano; Pincel; Quadro branco.

METODOLOGIA: Iniciar questionando os alunos sobre o local do surgimento do primeiro ser humano, em seguida questioná-los a respeito da ideia que eles possuem sobre a África. Mostrá-los imagens em slides da África na atualidade, destacando as principais características desse continente, desconstruindo a ideia de fome, deserto, selvageria, apresentado pelos meios de comunicação. Iniciar a abordagem do conteúdo, as origens do ser humano, de forma expositiva.
ATIVIDADE: Propor aos alunos uma pesquisa sobre uma característica pouco divulgada de um país africano. A escolha acontecerá através da apresentação do mapa do continente africano e cada aluno escolherá um determinado país para pesquisar.

BIBLIOGRAFIA:
OLIVA, Anderson Ribeiro. A História da África nos Bancos escolares. Representações e imprecisões na literatura didática. IN: Estudos Afro-Asiáticos. Rio de janeiro: Editora da Universidade Cândido Mendes, ano 25, n.3, pp. 421-461, 2003.
SANTIAGO, Pedro et  tal. Por dentro da História 1. São Paulo: Edições Escala Educacional S/A, 2010.
AZEVADO, Gislane Campos, SERIACOPI, Reinaldo. Historia em movimento. São Paulo: Ática, v.1, 2010.

MATERIAL PARA DOWNLOAD:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails