segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Plano de aula: Análise da resistência escrava através dos anúncios de jornais dos séculos XVIII e XIX

Plano de aula his africa_blog
View more presentations from Jana Bento.
Para fazer fazer o download desse plano em .doc, clique aqui. Para visualizar melhor é só continuar lendo o post. Para fazer o download de todo o material é só ir até o final do post em Material para Download.
Plano de Aula apresentado ao Curso de Extensão em Aperfeiçoamento em História da África, do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará, como um dos pré-requisitos para conclusão deste aperfeiçoamento.
Plano feito em equipe: Aline Alves, Ana Cristina, Janaína Bento, Kelly Goes e Raquel Paiva.

PLANO DE AULA: OS AFRICANOS E SEUS DESCENDENTES NO BRASIL
Análise da resistência escrava através dos anúncios de jornais dos séculos XVIII e XIX



TEMA:
·Os Africanos e seus descendentes no Brasil.

CARGA HORÁRIA:
·02 aulas (50 minutos cada).

CONTEÚDOS:
ESPECÍFICO:
·  As resistências à escravidão.
RELACIONADO:
· Quem eram os africanos trazidos para o Brasil.

OBJETIVOS:
GERAL:
Reconhecer, através da análise de anúncios de jornais, a fuga como uma das formas de resistência à escravidão.

ESPECÍFICOS:
·Entender a resistência dos africanos ao escravismo;
·Compreender a escravidão como uma questão social e não natural do africano;
·Diferenciar fuga de negociação e fuga de rompimento;
·Perceber, por meio dos anúncios, alguns hábitos e culturas dos escravos;
·Caracterizar os grupos e composições étnicos de escravos presentes nos anúncios de jornais analisados;
·Conceituar termos direcionados - através da relação dos africanos entre eles e com os brasileiros - a grupos étnicos;
·Relacionar o escravo ao local de captura, de venda ou de origem;
·Mobilizar os saberes e conhecimentos prévios;
·Utilizar fontes históricas nas pesquisas escolares;
·Estimular a observação dos documentos e a troca de ideias.

METODOLOGIA: 
Exposição dialogada do assunto:

· Descrição do documento, destacando e indicando as informações contidas nele e também o contextualizando;
· Conceituação de termos – como cabra, fulo, pardo -  relacionados a grupos étnicos.
·Durante a exposição do conteúdo haverá espaço para troca de ideias e esclarecimentos de dúvidas, bem como mobilização dos saberes e conhecimentos anteriores, relacionando-os com o assunto em questão.
·  Por fim, será feita uma discussão com o grupo para só depois os alunos se encaminharem para a resolução da atividade proposta.
RECURSOS DIDÁTICOS:
·Data-show;
·Imagens (anúncios de jornais e mapas);
·Textos com transcrição dos anúncios;
· Mapa da África impresso para os alunos;
·Quadro branco e pincel.

AVALIAÇÃO:
Será feita, durante a aula, de forma contínua e sistemática do aluno considerando os seguintes aspectos:
·Esforço pessoal para compreender a matéria e realizar as atividades;
· Interesse pelo assunto estudado;
·Relação entre os conhecimentos prévios e o abordado nesta aula;
·Participação durante a aula (por meio de interação e/ou questionamentos sobre o assunto);
·Efetivo desempenho nas atividades programadas (exercícios).

Para fazer o download deste exercício em .doc clique aqui.
View more documents from Jana Bento.
REFERÊNCIAS:
1. Bibliografia básica (utilizada pelo aluno):

Souza, Maria Marina de Mello e. África e Brasil Africanos. 2ª ed. São Paulo: Ática, 2007.


2. Materiais consultados pelo professor:


  • Alves, Shirlei Marly. Fuga de negros em anúncios de jornal do século XVIII: o gênero configurando uma ação social. Disponível em <http://desenredos.dominiotemporario.com/doc/9_-_artigo_-_shirlei_marly.pdf>. Acesso em 7 set. 2011.
  • Bittencourt, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental).
  • Ferrari, Ana Josefina. Fuga e resistência: o caso das fugas dos escravos na. Cidade de campinas entre 1870 E 1880. Disponível em: <http://www.msmidia.com/conexao/01/anaj.pdf>. Acesso em: 7 set. 2011.
  • História: sombras da escravidão. Reacionário. Disponível em <http://dudelamonica.blogspot.com/2011/06/historia-sombras-da-escravidao.html>. Acesso em 7 set. 2011.
  • Karnal, Leandro (org.). Historia na sala de aula: conceito, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
  • O Cearense, Fortaleza, 8 nov. 1846 à 6 jan. 1848. Annuncios, p. 4. Microfilme, rolo Nº 94 A, 472 fotos.
  • Santos, Elizabeth Márcia dos. Resistência escrava: as fugas de escravos em são joão del. Rei na última década de escravidão no brasil. São João del-Rei, MG. Monografia apresentada para obtenção de título de especialista em História de Minas dos séculos XVIII e XIX, Universidade de São João del-Rei, 2004. Disponível em:<http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/pghis/monografias/resistencia.pdf>. Acesso em; 7 set. 2011.
  • Silva, Eduardo e Reis, João José. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 62-78.


MATERIAL PARA DOWNLOAD:
Para fazer o download dos materiais utilizados clique nos links abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails