sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Prova: O Tempo, a História e o trabalho do historiador.


Já publiquei aqui posts com conteúdos relacionados ao Trabalho do Historiador, o Tempo e a História, o que estuda a História, o uso das fontes e também Introdução aos Estudos Históricos. Alguns desses, além do conteúdo também tem o plano de aula e exercícios a serem aplicados. Hoje compartilho aqui uma prova que aborda esses conteúdos. 


Prova: O Tempo, a História e o trabalho do historiador
1. Complete os espaços em branco do TEXTO I com as palavras do quadro abaixo:
Clique p/ ampliar
TEXTO I

A História e o trabalho do historiador.
A _____________ é a ciência que ____________ os acontecimentos do _______________ utilizando os ____________ que a humanidade deixou. Esses vestígios também são considerados ______________________. A partir disso a História tenta compreender as __________________ e ________________ do tempo ___________________. O _______________ do historiador é colher ______________ sobre o passado para analisá-lo e tentar compreender sua relação com o presente.

2. Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:


Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.

Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
a) Oral
b) Textual
c) Visual
d) Mídia interativa

3. Cite três exemplos de Fonte Histórica:
R: 

4. A imagem abaixo representa a divisão da História de acordo com a visão europeia, porém esqueceram de colocar os períodos históricos. Complete os espaços com esses períodos:
Clique p/ampliar
5. Identifique a que século correspondem as invenções abaixo:


6. Ordene os marcos históricos da vida de um menino, elaborando a linha do tempo:

7. Agora faça a SUA linha do tempo:


"Quem não conhece o passado, viverá como uma eterna criança...”

"Quem sou eu sem meu passado? Sou apenas um mero indigente perambulando pelas esquinas da História com os olhos fechados"

Boa prova


Para fazer o download da prova em .docx clique aqui.

6 comentários:

  1. Wanderleya Vilela de Farias dos Anjos20 de fevereiro de 2012 09:03

    E muito interessante e de grande valia para nosso aprendizado poder compartilhar experiencias.
    Com certeza vou visitar sempre.
    Que Deus te ilumine mais ainda.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Janaína,
    tentei baixar a prova no link indicado para docx mas não tive sucesso, a página não abriu.

    Obrigado pela atenção.

    José Gomes

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Obrigada por compartilhar e nos ajudar melhorar nossas aulas.

    Veronice

    ResponderExcluir
  4. Quero agradecer a equipe que faz esse blog um instrumento de apoio ao professores,inclusive utilizai parte dessa atividade em minhas aulas e atividades de história,obrigado.Elisonaldo Câmara/Mossoró-RN (elisonaldohistoria.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Gente Eu sei Que vcs são inteligentes e tudo...Mas me contem as respostas da numero 1 Porfavor ..Obrigado :D

    ResponderExcluir

Obrigada pelo seu comentário. Lembre-se que ele passará pela minha moderação antes de ser publicado, então escreva realmente o que tiver relação com o post, mas sempre expressando sua opinião. Lembre-se também de se identificar, para que eu possa responder seu comentário. Comentários sem identificação não serão aceitos. Use a opção: Nome/URL para se identificar (esse URL pode ser o seu endereço de alguma rede social: Twitter, Facebook, Orkut, etc). Fica a dica.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails